Entenda o Coaching Infantojuvenil

Veja como esta metodologia pode ajudar você a melhorar o seu relacionamento com seu filho e desenvolver todo o potencial das crianças e adolescentes.

O que é o Coaching Infantojuvenil?

Assim como o processo de coaching com adultos, o coaching infantil tem procedimentos definidos que, em um período de tempo determinado, busca atingir um objetivo específico, incentivando mudanças de comportamentos.

Ao contrário do que você pode estar imaginando, o objetivo do coaching com crianças ou adolescentes não é formar “pequenos alunos profissionais”, no entendimento “business” do processo realizado com adultos. Apesar de manter a essência do processo de coaching, a aplicação voltada para crianças (baseada no Método KidCoaching) e adolescentes é diferente, considerando o contexto, com técnicas e ferramentas próprias para trabalhar com a infância e juventude.

O processo de coaching com crianças, adolescentes e suas famílias é baseado em fatos do presente, focando em novas futuras ações. Por meio de boas perguntas, usando recursos de metalinguagem e paráfrases, é possível instigar a reflexão, orientando para que cada um encontre suas próprias respostas.

Não existe uma receita pronta! O que funciona com a minha família, pode não funcionar para a sua. No entanto, é possível e necessário que TODOS busquemos soluções para construirmos um lar harmonioso e equilibrado.

Situações e comportamentos trabalhados no Coaching Infantojuvenil

O processo de coaching com crianças é indicado quando há comportamentos e situações que alteram a rotina familiar, gerando desconforto ou sofrimento para a criança e para os pais: desinteresse pelos estudos, desorganização, dificuldades de relacionamento, medo e insegurança, birra, arrogância, inquietação, alimentação inadequada, desfralde e desmame entre outros. Este não é um processo de psicoterapia. O coach pode ou não ter uma formação em Psicologia ou em áreas da saúde e educação. Por isso, o processo não trata traumas do passado, mas está focado em fatos do presente. A família e a criança irão definir o objetivo a ser alcançado. Para isso, o coach será o guia para ajudar a pensar quais comportamentos querem ser mudados e quais serão os novos comportamentos desejados!

Quais os benefícios do Coaching Infantojuvenil?

Benefícios do coaching para crianças e adolescentes:

Autoconhecimento

Autoconfiança

Autoestima

Autorresponsabilidade

Empoderamento

Benefícios do coaching para pais, cuidadores e professores:

Melhor relacionamento com as crianças e adolescentes

Mudança de percepção sobre as crianças e seus potenciais

Melhor entendimento sobre os sentimentos das crianças e adolescentes

Autoconfiança nas habilidades de pais, cuidadores e professores

Sobre Raquel Menezes Pacheco

Sou uma mineira do mundo, apaixonada por gente e pelo desenvolvimento de pessoas. Acredito que o processo educativo, seja ele na escola ou na família, pode ser mais afetuoso e prazeroso, buscando promover a reflexão, autorresponsabilidade e autonomia, com respeito a todos os sujeitos envolvidos.

Sou Coach Infantojuvenil (ICIJ), Pedagoga (UFMG) e Mestre em Educação (UFMG). Minha experiência com crianças, adolescentes e famílias começou no trabalho desenvolvido como Supervisora Pedagógica da Educação Básica, há alguns anos, no estado da Bahia e na cidade de BH.

Desenvolva todo o potencial do seu filho.